REDAÇÃO PARA ENEM E CONCURSOS (CESPE, ESAF, FUNRIO, CESGRANRIO, COVEST, CARLOS CHAGAS)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMA: INCLUSÃO DIGITAL

Ir para baixo

TEMA: INCLUSÃO DIGITAL Empty TEMA: INCLUSÃO DIGITAL

Mensagem  administrador Sáb Abr 07, 2012 6:23 pm

TEMA: INCLUSÃO DIGITAL: COMO FAZER QUE TODOS ENTREM NA ERA DA INFORMAÇÃO E SE BENEFICIEM DA TECNOLOGIA.

Sabe-se que com a globalização, (1-erro de pontuação: oração na ordem inversa deve ter vírgula) o acesso à tecnologia ficou mais fácil. Com isso, nos dias de hoje, somos (2-pessoalidade; uso de verbos na primeira pessoa do plural) bombardeados por informações de todo lugar do mundo, por inúmeras propagandas, como da área alimentícia, de vestimenta, automobilística que na maioria das vezes com suas divulgações incita o consumismo. Apesar disso, o benefício é maior que o malefício. (3- fuga parcial do tema: falou-se de tecnologia, mas não abordou-se a "inclusão digital' que é o acesso das pessoas à INFORMÁTICA)

Nesse processo de criação de um mercado mundial, a inserção da sociedade no meio tecnológico acaba sendo questão de necessidade e não opção. Até porque, na atualidade, rotineiramente as pessoas se deparam com diversos processos que exigem a utilização de algum instrumento tecnológico. (4- essa expressão poderia ser substituída por "alguma tecnologia", para evitar a repetição do termo "tecnológico"); (5- fragilidade de argumentação: deveriam ser citados exemplos dessa tecnologia exigida, fatos conhecidos.)

Resultado dessas considerações são as corporações visando alcançar com agilidade o leitor e consumidor, investindo em informações e propagandas incessantes. Consequência de um mundo - quase que totalitário - capitalista. (6- divagação; emissão de posicionamento ideológico, consequente afastamento do assunto principal)

Com esse sistema sócio-econômico que presenciamos, o malefício da era digital é justamente o consumismo desenfreado, porém o benefício é a "difusão do mundo" em telas digitais de maneira rápida, prática e eficiente.

Como se vê, estamos em uma terceira revolução, sendo essa conhecida como era da informação, onde toda sociedade está cada vez mais inclusa. Dessa forma os grandes beneficiados somos nós, espectadores e utilizadores de tantos instrumentos facilitadores.

ANÁLISE DE ERROS E COMENTÁRIOS:

1- Quando a oração está em ordem indireta, deve possuir vírgula.
Exemplo: O homem caminhou à tarde (ordem direta); À tarde, o homem caminhou (ordem indireta - não começa com o sujeito da oração)- 0,1 ponto
1 - A dissertação tem como característica básica a impessoalidade, ou seja, o redator não deve incluir-se no texto. Esse erro foi cometido no primeiro parágrafo ao utilizar-se o verbo ser na primeira pessoa do plural (somos). 0,1 ponto

2 - FPT: fuga parcial do tema - presente em todos os parágrafos. A sua redação terminou sem ter respondido à pergunta: como fazer com que todos entrem na era da informação e se beneficiem dela? Você poderia ter citado programas do governo que barateassem o preço de microcomputadores, a banda larga wireless que já existe na maioria das cidades brasileiras, as centenas de cursos populares de informática existentes hoje. 3,0 pontos

Sugestão de início de parágrafo:

A era da informação chegou para ficar. Antes restrita à classe alta, o mundo da informática hoje abraça todas as parcelas da população, que se beneficia tanto em entretenimento quanto em geração de emprego. Porém é preciso aumentar essa inclusão digital, o que pode ser feito através do barateamento do custo dos microcomputadores e ainda com o incentivo de criação de cursos de computação e tecnologia a preços populares.

Veja, prezada Jânua, que eu falei dos benefícios da inclusão digital e presentei exemplos de como se aumentar essa inclusão. Perceba também que balizei minha introdução em dois tópicos ; preço mais barato de computador e oferecimento de cursos populares. Agora, só é preciso escrever mais sobre cada argumento citado, ou seja, desenvolvê-los nos parágrafos seguintes. Lembrando: um argumento para cada parágrafo.

3- erro de coesão lexical: repetição de termos nos mesmo parágrafo (use sinônimos, algum pronome diferenciador ou expressão equivalente, mas nunca repita A MESMA PALAVRA! 0,5 PONTO

4 - Fragilidade de argumentação: argumentar exige exemplos sólidos, concretos , se possível com citação de fato conhecido pela opinião pública. Você não usou essas ferramentas, esquecendo, inclusive de responder à pergunta do tema. 1,0 ponto

5- divagação: afastamento do assunto principal (evite posicionamento ideológico ou filosófico). 1,0 ponto

NOTA: 4,3

Orientação: Um bom texto, seja de que tipo for, começa necessariamente com uma boa introdução.Como detectamos a fuga do tema no parágrafo inicial, disponibilizamos abaixo alguns tópicos úteis:

A INTRODUÇÃO
Aristóteles já dizia: " A introdução é aquilo que não pede nada antes, mas que exige algo depois". E ele tinha razão, pois a introdução inicia o leitor no assunto. Diz o que o texto vai dizer. Então, já deu pra perceber que nas primeiras linhas, o leitor deve ser informado sobre o tema da redação. E mais: como essa tema será apresentado.
Comece com frase bem atrativa, que chame a atenção de quem está lendo. Pode ser uma pergunta, uma declaração, uma exclamação. O importante é que esteja dentro do tema. Bem, mas como aqui a gente mata a cobra e mostra o pau, vamos dar um exemplo de introdução:

O mundo anda carente de confiança. Em quem acreditar, em quem confiar? Antigamente a gente confiava mais nas pessoas. Hoje talvez sejamos mais espertos, criancinhas conhecem mundos e maldades que a gente só conhecia depois de casado...e olhe lá.


Olhe que bela introdução de texto: logo na primeira frase, o autor já diz o tema da redação, que é a carência de confiança que o mundo está sofrendo. Depois ele reforça o tema com uma pergunta ( em quem confiar?). Após isso, ele apresenta argumentos para provar o valor da declaração inicial : antigamente, confiávamos mais nas pessoas e as crianças estão conhecendo as maldades cada vez mais cedo.
São esses argumentos que serão defendidos no desenvolvimento, um em cada parágrafo.


*Ressalto que seus erros são comuns e que podem ser consertados a tempo. Basta um pouco mais de treino já que você já escreve bem. O problema foi não ter abordado o tema no primeiro parágrafo. Dessa forma, todo o restante do texto ficou sem orientação. Envie mais uma redação, corrigindo os erros citados. Como ponto positivo, destaco sua ótima coesão entre os parágrafos, feitas através de expressões conectivas iniciando-os, como por exemplo "Nesse processo" ou "Como se vê". Na próxima redação, especifique que concurso pretende fazer exatamente, para que eu saiba qual banca irá corrigir. Um grande abraço, boa sorte e bons textos!

Equipe Redija Melhor

administrador
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos